Primeiro trecho foi executado pelo GDF e está em fase final de conclusão; etapa restante será licitada ainda em 2022


Foto: Marcos Oliveira.

Considerada uma das vias mais importantes do Distrito Federal, a BR-080 será duplicada em um trecho de 24 km ligando Brazlândia a Taguatinga. Fruto de parceria entre os governos local e federal, a obra será licitada ainda em 2022, beneficiando cerca de 80 mil motoristas que trafegam diariamente pelo local.

O GDF se adiantou na gestão Ibaneis e está em fase final de alargamento da via, entre a Estrutural e o Assentemento 26 de Setembro. Agora, o trabalho é para executar os 24 km restantes, chegando até a Vendinha, em Brazlândia.

"Iniciamos o alargamento da pista e agora vamos partir para essa grande obra em parceria com o governo federal para que a BR-080 deixe de ser chamada de rodovia da morte e seja a rodovia da vida", disse o governador Ibaneis Rocha.

Nesta segunda-feira (19), os secretários de Governo, José Humberto Pires de Araújo, e de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro Silveira, e o diretor-presidente do  Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, receberam o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Antônio Leite dos Santos Filho. Juntos, eles discutiram a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica para assegurar os recursos federal e distrital e a obra sair do papel.

Além de assegurar parte dos recursos da obra, o GDF vai viabilizar a licença ambiental, necessária para a licitação. O DNIT, por sua vez, tem em mãos os projetos básicos e executivos de engenharia.

A expectativa é que a obra seja executada em dois anos. Vale lembrar que o governo Ibaneis está em vias de concluir o alargamento da via na saída da Estrutural, em um trecho de oito quilômetros, o que já tem colaborado para o tráfego na região.